RELATÓRIOS DOS 5 PRIMEIROS ENCONTROS

1ª OFICINA

RELATÓRIO GESTAR II

• Aula Inaugural - 04.08.09 - Memorial Padre Cícero
• Oficina de Matemática - 05.08.09 - E.E.M.Moreira de Souza
• Oficina de Língua Portuguesa - 06.08.09 - E.E.M.Moreira de Souza

O GESTAR II, no município de Juazeiro do Norte/Ce, iniciou no dia 04 de agosto de 2009, com uma aula inaugural no Memorial Padre Cícero, das 8h às 12h, com aproximadamente 300 (trezentas) pessoas entre diretores, coordenadores pedagógicos, professores municipais de língua portuguesa e matemática.
Iniciou-se com a composição da mesa por parte das autoridades presentes, na figura do Secretário de Educação do Município, da Secretária Adjunta, da Coordenadora Pedagógica deste município. Depois do pronunciamento dessas autoridades, a coordenadora do GESTAR II de Juazeiro do Norte - Maria Herbene Guedes Costa apresentou a estrutura funcional desse Programa, bem como toda a equipe que compunha o mesmo, ficando assim relacionados:
• Professores Formadores de Língua Portuguesa:
Yanne Patrícia Bezerra Dantas
Cícera Avelina Pereira Bezerra
Luciana Alves Costa
• Professores Formadores de Matemática:
Emídia Inácio Timóteo
Maria Goretti Fernandes
Romão José das Neves Izidro

Ao término de suas esplanações, a professora formadora de Língua Portuguesa representou o seu grupo apresentando a metodologia, estratégia, objetivos dessa matéria. Logo após, a professora formadora de matemática Emídia Inácio Timóteo seguiu a mesma sequencia na sua apresentação. Como encerramento, houve a exibição do vídeo Vida Maria.

No segundo dia do encontro, 05.08.09, os professores formadores de matemática realizaram suas oficinas.

No terceiro dia do encontro, 06.08.09, os professores formadores de Língua Portuguesa realizaram suas oficinas, das 8h às 12h/13h às 17h. Tendo como conograma o seguinte:
• Manhã (8h às 12h)
- Entrega dos crachás;
- Apresentação de mensagem em slide;
- Dinâmica de apresentação (os três marcos profissionais)
- Slide do GUIA;
- Oficina nº 01 (questionamento sobre o professor de Língua Portuguesa);
- Entrega do Kit
- Leitura do Iniciando Nossa Conversa; (uni 01 TP3);
ALMOÇO
• Tarde (13h às 17h)
- Apresentação de slide;
- Oficina 02 (gêneros e tipos textuais - varal de textos);
- Oficina 03 (Texto da casa);
- Avaliação do dia.








Dia 18 de agosto de 2009, às 8h, no Centro Educacional Professor Moreira de Souza, foi realizado o Segundo Encontro do GESTAR II. Depois de dadas as boas-vindas, apresentei um slide de reflexão. Conversamos sobre as experiências em sala de aula depois do primeiro encontro do GESTAR e debatemos sobre inovações na metodologia de ensinar.
Realizamos a dinâmica "O Pilotão"; chamei 05 pessoas fortes, pedi que as mesmas chamassem mais 05, até que formamos seis equipes.
Sentamos e fizemos a leitura em grupo do cordel exibido em data show: Mas o que é o cordel? As equipes iniciaram a produção do Cordel (Tema livre).
Distribuí uma apostila, confeccionada por nós professores formadores, sobre cordel e xilogravura. Os cursistas amaram!
Às 12h, pausamos para o almoço.
Retornamos às 13h. Passei o poema "Ai se sesse!" (Zé da Luz), todos lemos juntos e os cursistas demonstraram muito entusiasmo.
Depois de concluídos os cordeis, começaram a confecção de Isopogravura.
Após tudo preparado, fomos ao pátio da escola com todas as turmas dos três professores formadores. Em forma de Sarau, cada professor formador apresentava sua equipe respectivamente. As leituras foram um sucesso!!!
Retornamos à sala de aula e sorteamos um livro de presente.Fiz as considerações finais e todos fomos embora.

"Maiores detalhes, com fotos, trabalho, estarão anexados aos portifólios."

Atenciosamente, Yanne Patricia Bezerra Dantas


2ª OFICINA

Dia 18 de agosto de 2009, às 8h, no Centro Educacional Professor Moreira de Souza, foi realizado o Segundo Encontro do GESTAR II. Depois de dadas as boas-vindas, apresentei um slide de reflexão. Conversamos sobre as experiências em sala de aula depois do primeiro encontro do GESTAR e debatemos sobre inovações na metodologia de ensinar.
Realizamos a dinâmica "O Pilotão"; chamei 05 pessoas fortes, pedi que as mesmas chamassem mais 05, até que formamos seis equipes.
Sentamos e fizemos a leitura em grupo do cordel exibido em data show: Mas o que é o cordel? As equipes iniciaram a produção do Cordel (Tema livre).
Distribuí uma apostila, confeccionada por nós professores formadores, sobre cordel e xilogravura. Os cursistas amaram!
Às 12h, pausamos para o almoço.
Retornamos às 13h. Passei o poema "Ai se sesse!" (Zé da Luz), todos lemos juntos e os cursistas demonstraram muito entusiasmo.
Depois de concluídos os cordeis, começaram a confecção de Isopogravura.
Após tudo preparado, fomos ao pátio da escola com todas as turmas dos três professores formadores. Em forma de Sarau, cada professor formador apresentava sua equipe respectivamente. As leituras foram um sucesso!!!
Retornamos à sala de aula e sorteamos um livro de presente.Fiz as considerações finais e todos fomos embora.

"Maiores detalhes, com fotos, trabalho, estarão anexados aos portifólios."

Atenciosamente, Yanne Patricia Bezerra Dantas

OBS.: Professora Valquíria, peço-lhe encarecidamente que nos informe o dia certo de retornarmos a Fortaleza para o Nosso Segundo Encontro e se já é para levarmos o portifólio com as primeiras experiências.

Abraços!!!



3ª OFICINA


Relatório - 3º Encontro

No dia 01 de setembro de 2009, aconteceu o terceiro encontro do GESTAR. Realizado no Centro Educacional Prof. Moreira de Sousa, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Trabalhos o TP4 - Leitura e Produção Textual. Dinamizamos da seguinte maneira:
• Distribui cartões com uma mensagem e figuras no verso;
• após, pedi que se agrupassem de acordo com as figuras iguais;
• lemos o slide de boas-vindas: Desejo;
• entreguei três textos: Metonímia - A vingança do enganado, Caso de Secretária, Dois Jovens e Um Desejo.
• trabalhos a leiturização;
• solicitei aos mesmos que descrevessem como trabalhariam com os seus alunos em sala com esses textos.

Paramos às 12h para almoço e retornamos às 13h.
Passei a música "Baião" (Zé Ramalho) e também "Baião" (Luiz GOnzaga), comentamos sobre os dois ritmos e interpretamos a letra em conjunto, de acordo com o TP 4 (Pág. 43). Em seguida, cada grupo elaborou três perguntas sobre o texto para o grupo ao lado. esse momento foi muito rico para o grupo, puderam discutir as diversas formas de se interpretar uma mesma pergunta, os professores cursistas ficaram muito empolgados.
Depois, os mesmos confeccionaram cartazes anunciando uma festa de forró. Elaboraram um Plano de Aula que trabalharão com seus alunos em sala.
Encerramos o dia com uma avaliação em forma de Paródia. Relatório - 3º Encontro

No dia 01 de setembro de 2009, aconteceu o terceiro encontro do GESTAR. Realizado no Centro Educacional Prof. Moreira de Sousa, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Trabalhos o TP4 - Leitura e Produção Textual. Dinamizamos da seguinte maneira:
• Distribui cartões com uma mensagem e figuras no verso;
• após, pedi que se agrupassem de acordo com as figuras iguais;
• lemos o slide de boas-vindas: Desejo;
• entreguei três textos: Metonímia - A vingança do enganado, Caso de Secretária, Dois Jovens e Um Desejo.
• trabalhos a leiturização;
• solicitei aos mesmos que descrevessem como trabalhariam com os seus alunos em sala com esses textos.

Paramos às 12h para almoço e retornamos às 13h.
Passei a música "Baião" (Zé Ramalho) e também "Baião" (Luiz GOnzaga), comentamos sobre os dois ritmos e interpretamos a letra em conjunto, de acordo com o TP 4 (Pág. 43). Em seguida, cada grupo elaborou três perguntas sobre o texto para o grupo ao lado. esse momento foi muito rico para o grupo, puderam discutir as diversas formas de se interpretar uma mesma pergunta, os professores cursistas ficaram muito empolgados.
Depois, os mesmos confeccionaram cartazes anunciando uma festa de forró. Elaboraram um Plano de Aula que trabalharão com seus alunos em sala.
Encerramos o dia com uma avaliação em forma de Paródia.


4ª OFICINA

Relatório da 4ª Oficina de Língua Portuguesa

No dia 18 de setembro de 2009, na Escola Moreira de Souza, aconteceu o 4º encontro do GESTAR II de Português, com a professora formadora Yanne Patrícia Bezerra Dantas.
Iniciamos passando para os alunos o slide de Imagens Ocultas, trabalhando raciocínio e memorização com o grupo.
Houve um espaço para que os professores cursistas discutissem seus trabalhos.
Após, lemos o texto Na Mata, em que os professores localizaram o nome de 16 animais ocultos no mesmo.
Foram entregues cartões com mensagens e animais impressos no verso, sendo que aproveitamos para fazer a estratégia de cartões com animais iguais formarem grupos.
Colocou-se a seguinte frase no quadro-branco: “Animais, se você ama uns por que come outros?”, a partir dessa frase criaram uma imagem, justificando-a. Vale ressaltar que, desse trabalho os resultados foram excelentes.
Cada equipe ficou com duas imagens diferentes para serem analisadas e montado um texto a partir delas.
Foi exibido o slide “Estratégias de Leitura”, os ouvintes acharam muito interessante.
Trabalhamos o texto: Letras e Números para ser traduzido e montar a seqüência lógica do texto.
“Por que meu aluno não lê?” – Questionamento que virou texto pelo grupo.
Foi iniciado o TP 5, com Estilística. Distribuiu-se um texto “Lagoa Rodrigo de Freitas” em que os professores adaptaram o mesmo para vários estilos.
Finalizamos este dia com uma avaliação.
Nesse dia, houve um chá da tarde onde socializamos todos os grupos – Português e Matemática – com apresentações artísticas, comidas variadas e bebidas.
Contamos com a participação de toda equipe técnica do GESTAR: Coordenadora e Professores Formadores; equipe da SEDUC: Secretário de Educação, Secretária adjunta; Vereador Gledson Bezerra; Professores cursistas.
Nesse encontro, os professores elogiaram as estratégias e metodologias utilizadas.


Yanne Patrícia Bezerra Dantas



5ª OFICINA

Relatório da 5ª Oficina de Língua Portuguesa

No dia 06 de outubro de 2009, na Escola Moreira de Souza, aconteceu o 5º encontro do GESTAR II de Português, com a professora formadora Yanne Patrícia Bezerra Dantas.
Iniciaram-se as atividades com slide de boas vindas. Discutimos sobre a prática do GESTAR em cada sala de aula. Socializamos experiências e dinâmicas.
Esse encontro teve como tema: Estilística, Coerência e Coesão.
A priori, passamos fotos de várias personalidades: Michael Jackson, Xuxa, Jô Soares, Cid Moreira, dentre outros, aqui tratamos sobre os estilos visuais. Depois apresentamos duas músicas: Tempos Modernos (Lulu Santos) e Tempo de Amos (Vinícius de Moraes), ouvimos a música, lemos os textos, discutimos sobre semelhanças e diferenças entre ambos e a idéia central: Tempo. A partir dessa análise, trabalhamos os estilos dos autores, no aspecto semântico, histórico e sociocultural.
Exibimos um slide sobre estilística, deixando um espaço para tirar dúvidas e comentários.
Após, começamos os trabalhos sobre Coerência. Utilizamos Testes Closes, histórias em quadrinhos, mímicas de provérbios.
Depois, trabalhamos Coesão, usando a estratégia do Quebra-Cabeça com frases, utilizamos dez Orações Subordinadas Causais e dez Consecutivas, abordando assim a relação e causa e conseqüência.
Ainda com esse tema, foram trabalhados elementos coesivos, dividimos cinco perguntas:
1. O que aconteceu?
2. Onde aconteceu?
3. Com quem aconteceu?
4. Como aconteceu?
5. Qual o desfecho da história?

Cada resposta foi colocada em caixas diferentes, misturadas e cada cursista deveria tirar uma resposta diferente e formar seu texto, dando a coesão e coerência adequada. Os textos montados ficaram excelentes!
Após o almoço, exibimos o filme “Narradores de Javé”. Os professores preencheram um roteiro que servirá de guia para elaboração do resumo e será colocado no portifólio.



Yanne Patrícia Bezerra Dantas



Um comentário:

  1. yanne gostaria de saber quando será a entrega dos certificados do GESTAR II em LP e como saber a nota do portifólio e do projeto, bem como se o receberemos de volta. Abraços, Elisandra. Espero resposta

    ResponderExcluir